
Prof. Lybio presidiu Solenidade Comemorativa aos 200 anos do Ensino Médico no Brasil ocorrida na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Fizeram parte da Mesa o Dr. Guido Arturo Palomba, Presidente da Academia de Medicina de São Paulo, Dr. Florisval Meirão, Vice Presidente da Associação Paulista de Medicina, Dr. Cid Célio Carvalhaes, Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo e o Deputado Said Mourad, representante da Assembléia Legislativa na ocasião.
Foram homenageados os Professores Adib Jatene, Angelita Gama, Bussamara Neme, Dário Birolinio Fábio Goffi, Ivo Pitanguy, Jorge Michalany, José Aristodemo Pinotti, Luiza Arnaldo Szutam, Miguel Sroug, Oswaldo de Castro, Silvano Raia, Waldemar Deccache, Antonio Carlos Nogueira Brito (Simbolizando a Faculdade de Medicina da Bahia, primaz do Brasil) e Alfredo Jorge Martins Rasteiro de Campos (Simbolizando a Faculdade de Medicina de Coimbra, na qual lecionou José Correia Picanço, mentor da criação do ensino médico no Brasil).
Lybio em seu discurso enfatizou a importância da Solenidade Comemorativa, dizendo que não se comemorava apenas os 200 anos da criação do ensino médico no país mas do nascimento do ensino universitário ,pois as Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro, respectivamente primeira e segunda, criadas em 1808 como Escolas de Cirurgia, são as primeiras faculdades do Brasil.
Lybio falou ainda sobre os Homenageados, sobre o que eles simbolizavam naquele momento e a importaância de sua contribuição ao ensino médico brasileiro. |