O Prof. Lybio Junior participou do 47o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em Vitória -ES, como palestrante convidado
na MESA - CIRURGIA PLÁSTICA LATINO AMERICANA: INTERAÇÃO E PESPECTIVA,
na qual representou o Brasil, falando sobre sua conduta atual no rejuvenescimento da face
que é a Liporitidoplastia
(uma forma de realizar o lifting facial com menor agressividade,
na qual ele é um complemento da lipoescultura facial)
Lybio mostrou que associando esse procedimento ao
Lifting Facial por via palpebral
que é a sua conduta para rejuvenescer o terço médio da face (veja matéria
em meio aos destaques neste site), não há necessidade da realização do corte no cabelo
acima da orelha (veja foto) e nem na frente do cabelo,
o que promove um resultado bastante natural, com menos cicatrizes
e semelhante aos procedimentos mais amplos,
no que tange ao rejuvenescimento e à sua durabilidade.

Fizeram parte da Mesa como palestrantes o Dr. Reinaldo Kube da Venezuela, presidente eleito da Federação Ibero Latino Americana de Cirurgia Plástica, da qual Lybio também é membro Titular, e o Dr. Javier Cuccheiro da Argentina (veja abaixo)



O Congresso que contou com mais de dois mil participantes, cirurgiões plásticos brasileiros e também cirurgiões de vários países da Europa, América do Sul, Central, do Norte, Ásia, África e Austrália, trouxe muitas novidades sendo uma das tônicas discutidas a preocupação com a segurança do paciente na cirurgia plástica que tem sido também uma das metas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Daí a importância da formação adequada do cirurgião plástico, pois além de tecnicamente capaz o cirugião deve ter bom senso ao indicar um procedimento para que o mesmo seja o melhor para o paciente, aquele que possa obter o melhor resultado naquele caso específico, uma vez que cada indivíduo é um mundo à parte, com maior segurança e menor agressividade.
O cirurgião deve saber também não indicar um procedimento que eventualmente possa colocar o paciente em risco ou que não seja cabível em um determinado caso.
O Prof. Lybio Junior faz questão de salientar sempre a seus alunos a importancia do lado humano na medicina e que o médico deve agir sempre com empatia, ou seja, colocar-se no lugar do paciente e atuar como se fosse para ele mesmo.
No Congresso houve também a MESA - CIRURGIA PLÁSTICA AMERICANA E EUROPÉIA: INTERAÇÃO E PERSPECTIVA, com palestrantes ilustres entre os quais os presidentes atual e o eleito da Associação Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) mostrando a abrangência e relevancia do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica que está entre os maiores do mundo, na qual foi abordada também a importância da adequada formação do cirurgião plástico além das tendências mundiais na cirurgia de implantes mamários (veja abaixo)


|